Vice-presidente do ICOMOS admite existirem problemas com "Mundo do Vinho" em Gaia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 nov (Lusa) - O Conselho Nacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) vai pronunciar-se "em breve" sobre a construção do projeto "Mundo do Vinho" previsto para Vila Nova de Gaia em 2018, tendo o vice-presidente admitido hoje a existência de problemas e preocupações.

Promovido pela The Fladgate Partnership, o projeto "Mundo do Vinho", um investimento de 100 milhões de euros, prevê estar pronto em junho de 2020 incluindo cinco museus, zona de restauração, estacionamento e exposições.

Em declarações à agência José Aguiar à margem do Fórum do Porto dedicado aos temas do Património, Cidade e Arquitetura, o vice-presidente do ICOMOS, José Aguiar revelou que a instituição irá em breve pronunciar-se "sobre se há ou não violação" da zona de proteção do Porto Património Mundial.

"Está-se a estudar este problema e, provavelmente, vai haver uma posição depois da nomeação de um grupo para o efeito", declarou hoje o especialista para quem "é preocupante a excessiva ambição de transformação que alguns desses projetos mostram".

A "violação da zona de proteção" é para José Aguiar "outro problema" porque, explicou, quando há uma classificação como património mundial "há uma zona muito restrita e à volta uma zona de proteção, e elas estão mal definidas na legislação portuguesa".

Reconhecendo haver "problemas nesta área de transição" advertiu não ser possível "numa das zonas, conservar, restaurar e manter tudo e, de repente, do lado de lá da estrada, fazerem-se arranha-céus, com edificabilidades monstruosas porque logo na relação de escalas vai haver afetação mútua entre este passado e este futuro".

"Vi algumas imagens dos projetos e pareceram-me excessivos em termos de volumetria, de formas de ocupação e de monofuncionalidade, mas é uma opinião meramente pessoal", disse de projetos que lhe parecem também "pouco compatíveis com a salvaguarda cuidadosa de um valor que é de todos e que é um património, além de nacional, mundial".

Contactada pela Lusa, Ana Margarida Morgado, relações públicas da The Fladgate Partnership que promove o projeto Mundo do Vinho, garantiu que a empresa com 325 anos é a "primeira a querer preservar o património da zona histórica de Gaia", bem como a querer "dinamizar e devolver aos habitantes do Grande Porto uma joia" ali existente.

"Esta vontade de querer o melhor para a zona histórica está bem patente na renovação das Caves Taylor's, na preservação da sua autenticidade e no hotel Yeatman, que veio valorizar a zona de Gaia e Porto e que tem tanto sucesso que está a ser alvo de uma ampliação", assegurou a responsável.

Segundo Ana Margarida Morgado, a The Fladgate Partnership está "há três anos com a Gaiurb [Empresa Municipal] a levar a cabo este projeto do 'Mundo do Vinho' para que o que vai ser feito cumpra os requisitos das várias instituições e não desvirtue aquela joia".

Na zona do centro histórico, contou, "as caves correm risco de abandono porque estão a ficar vazias, depois de há dez anos terem sido obrigadas pela câmara a tirar a parte industrial da zona histórica".

"Se se passear a pé na zona histórica pode constatar-se que há muitas coisas abandonadas", realçou, acrescentando que "grande parte do envelhecimento do vinho é atualmente feito no Douro, não só porque tem muito menos custos mas também porque o turismo no centro histórico torna incomportável a produção no centro histórico de Gaia".

Contactada pela Lusa, a Câmara de Gaia escusou-se a comentar argumentando "tratar-se de uma opinião pessoal".

JYFO // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).