Zimbabué: Parlamento de Harare discute destituição de Mugabe

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Harare, 21 nov (Lusa) -- O Parlamento do Zimbabué iniciou ao principio da tarde de hoje a sessão sobre o processo de destituição do presidente Robert Mugabe, no poder desde 1980, constatou um jornalista da France Presse no local.

A sessão parlamentar é acompanhada por centenas de pessoas que se encontram concentradas frente ao edifício do Parlamento e que exigem o afastamento do chefe de Estado confinado à residência particular pelos militares, desde a semana passada.

Entretanto, o governo do Botswana divulgou um comunicado em que apela a Mugabe para se afastar do poder.

A carta do governo é apoiada pelo presidente do Botswana, Ian Khama, crítico de Mugabe.

Quatro países da região estão reunidos para analisarem a crise política no Zimbabué.

O presidente da África do Sul juntou-se hoje à cimeira organizada por Angola e que reúne também representantes da Zâmbia e da Tanzânia.

A delegação regional da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral recomendou a realização de um encontro alargado em que devem participar os 16 países membros da organização com o objetivo de discutirem a situação no Zimbabué.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.