Mais de 19 mil deslocados devido a erupção vulcânica na Indonésia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 31 dez (Lusa) -- Mais de 19 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas na ilha de Samatra, no oeste da Indonésia, por causa do vulcão Sinabung, há vários meses em erupção, indicaram hoje fontes oficiais.

O Monte Sinabung, no norte da ilha de Samatra, lançou esta noite pedras e colunas de cinza de até 7.000 metros de altitude, detalhou o porta-voz do Conselho Nacional para a Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

No seu mais recente boletim, o organismo informa que 19.126 pessoas, ou 5.979 famílias, foram realojadas em 31 centros de abrigo criados pelo governo local.

"O Monte Sinabung encontra-se, desde o dia 24 de novembro, no estado 'Awar', o nível de alerta 4 [o mais elevado], pelo que aconselhamos que seja evitada qualquer atividade num raio de quilómetros da cratera", disse Sutopo Purwo Nugroho.

Na mesma nota, o porta-voz refere que a zona de risco tem vindo a ser patrulhada por polícias e militares para retirar os moradores que recusam abandonar as suas casas.

O Sinabung 'acordou' em setembro pela primeira vez desde 2010, após ter estado adormecido durante quase um século.

A Indonésia assenta no chamado "anel de fogo" do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica e vulcânica, albergando mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.