Robert Mugabe presente em público numa cerimónia académica em Harare

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Harare, 17 nov (Lusa) -- O presidente do Zimbabwe esteve hoje presente em público, pela primeira vez após a tomada do poder pelos militares, numa cerimónia académica nos arredores de Harare.

De acordo com a Associated Press, Mugabe levava vestido um traje académico e percorreu sozinho, sobre um tapete vermelho, a distância entre a entrada do edifício e um pódio e ao som de uma marcha.

Alguns milhares de alunos da Open University - que foram graduados hoje - e os convidados dos estudantes assistiram à cerimónia em que esteve presente o chefe de Estado.

Após ter chegado ao pódio, Mugabe anunciou o início da cerimónia académica depois de ter sido cantado o hino nacional, tendo-se ouvido "um forte aplauso".

As forças responsáveis pela segurança de Mugabe estiveram sempre visivelmente presentes.

Mugabe tem permanecido, desde o princípio da semana, confinado a prisão domiciliária ao mesmo tempo que se têm verificado uma série de negociações políticas sobre o afastamento do chefe de Estado, no poder há 37 anos.

Até ao momento, os militares têm mostrado respeito pelo presidente de 93 anos referindo-se a Mugabe como "comandante-em-chefe".

De acordo com a AP, os militares do Zimbabwe promovem as negociações enquanto mantêm vigilância sob os apoiantes do presidente e da mulher, Grace Mugabe.

A imprensa estatal publicou hoje de manhã um comunicado indicando que as conversações "prosseguem" sendo que as forças militares (Zimbabwe Defense Forces) referem que se verificam "progressos significativos no sentido do afastamento dos criminosos que rodeiam o chefe de Estado".

Os militares afirmam que "alguns desses criminosos" foram detidos, mas que outros continuam em fuga.

Na mesma declaração os militares dizem que "estão comprometidos com o 'comandante-em-chefe', Robert Mugabe, sobre avanços nas conversações" e que "a nação vai ser informada" assim que for possível.

O último comunicado dos militares foi igualmente difundido pela televisão e pelas estações de rádio.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.