Venezuela: Governo e oposição retomam diálogo a 1 de dezembro na República Dominicana

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 16 nov (Lusa) - O Governo do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, vai retomar, a 1 e 2 de dezembro, as reuniões de diálogo com a aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), anunciou, através de um comunicado, a Presidência da República Dominicana.

"Informamos que nos dias 1 e 2 de dezembro se celebrará uma reunião em Santo Domingo, com o Governo e a oposição da Venezuela, e os acompanhantes do processo", presidida pelo Governo da República Dominicana, explicou a presidência, em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o próximo encontro realiza-se na sequência das primeiras reuniões, celebradas em Santo Domingo, no mês de setembro, "e após os contactos celebrados nas últimas semanas".

Hoje, realiza-se na capital da República Dominicana uma reunião técnica com representantes do Governo e da oposição, com o ex-presidente do Governo de Espanha José Luís Rodríguez Zapatero e com o ministro das Relações Exteriores dominicano, Miguel Vargas, acrescenta-se no comunicado.

O Governo da República Dominicana, presidido por Danilo Medina, espera "que a comunidade internacional apoie este processo e as partes tenham a melhor disposição, em benefício da democracia e do povo da Venezuela".

A oposição venezuelana suspendeu, na quarta-feira, uma reunião de diálogo com o Governo do Presidente Nicolás Maduro, na República Dominicana, por falta de acordo sobre a presença de ministros dos Negócios Estrangeiros de vários países.

"A razão é muito clara. Este é um processo de negociação internacional e começará quando estiverem [reunidos] todos os fatores internacionais", disse na terça-feira o deputado da Assembleia Nacional da Venezuela Luís Florido.

A oposição, que detém a maioria na Assembleia Nacional, pretende que os ministros dos Negócios Estrangeiros do México, Chile, Paraguai, Bolívia e Nicarágua, seja "garante do cumprimento dos acordos que surjam" durante as reuniões de diálogo com o Governo.

Na terça-feira, a Assembleia Nacional designou, durante uma sessão ordinária, uma comissão para elaborar, com representantes da sociedade civil, uma agenda para as negociações entre o Governo e a aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD).

A oposição pretende ainda conseguir "condições eleitorais justas, para a reeleição presidencial de 2018 e materializar a urgente abertura de um canal humanitário de alimentos e medicamentos para o país".

FPG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.