Instituições angolanas sem fins lucrativos vão perder metade dos subsídios estatais em 2018

| Economia
Porto Canal com Lusa

Luanda, 13 nov (Lusa) - O Governo angolano pretende cortar no próximo ano metade do valor dos subsídios atribuídos em 2016 às instituições sem fins lucrativos, que devem passar a receber pouco mais de 28 milhões de euros, no total.

A informação surge num documento de estratégia governamental consultado pela Lusa, sendo que em 2017, e embora sem apresentar mais informação sobre a dotação, o Orçamento Geral do Estado (OGE) angolano previa uma verba de 13.364 milhões de kwanzas (69,3 milhões de euros) no total de transferências públicas para as instituições sem fins lucrativos, equivalente a 0,18% da despesa total pública.

Igrejas, associações de bancos, organismos de apoio social e várias outras têm atualmente o estatuto de instituições sem fins lucrativos, que permite candidatar a subsídios públicos.

O corte nestas transferências faz parte do Plano Intercalar do executivo a seis meses, a concluir até março, para melhorar a situação económica e social do país, aprovada em outubro, na primeira reunião do Conselho de Ministros presidida pelo novo chefe de Estado, João Lourenço.

O documento reconhece que "algumas medidas de política necessárias e inadiáveis podem ser impopulares" e por isso "politicamente sensíveis".

Será o caso do corte de 50% a aplicar nestas transferências, face aos valores de 2016, segundo o mesmo documento, que não adianta novos critérios na atribuição destes subsídios.

Em 2016, de acordo com os dados do OGE revisto em setembro daquele ano, as instituições sem fins lucrativos receberam do Estado 11.051 milhões de kwanzas (57,3 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), equivalente na altura a 0,16% da despesa pública angolana.

Angola vive atualmente uma profunda crise financeira, económica e cambial decorrente da prolongada baixa da cotação do petróleo no mercado internacional, levando a uma quebra para metade nas receitas com a exportação de crude.

Já este mês, o ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira, afirmou que o país enfrenta um "quadro macroeconómico difícil" e que a consolidação orçamental vai obrigar a sacrifícios.

"Tenhamos consciência que não há parto sem dor. Infelizmente, para conseguirmos evoluir para um novo modelo económico, teremos que suportar sacrifícios, que vão resultar da inevitável consolidação orçamental", enfatizou o ministro das Finanças.

PVJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.