Sismo causou mais de 140 mortos no Irão e Iraque

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 13 nov (Lusa) - Mais de 140 pessoas morreram devido ao sismo de magnitude 7,2 registado no domingo ao longo das fronteiras do Irão e do Iraque, segundo novo balanço divulgado pela agência de notícias estatal iraniana IRNA.

O sismo causou mais de 860 feridos na região afetada, acrescentou a IRNA, citada pela Associated Press.

A informação divulgada hoje refere que 141 pessoas morreram em localidades da província iraniana de Kermanshah, no oeste.

Um balanço anterior dava conta de pelo menos seis mortos no Iraque devido ao sismo.

O terramoto atingiu 7,2 de intensidade na escala de Richter (que vai até 9) e o epicentro situou-se a 31 quilómetros da cidade de Halabja, no leste do Iraque, indicou o Serviço Geológico norte-americano (USGS).

O sismo foi registado às 18:18 (hora em Lisboa) e foi igualmente sentido no Irão e Turquia, mas não foram reportados vítimas ou estragos em território turco, segundo as autoridades.

O principal responsável dos serviços de emergência iranianos, Pirhossein Koulivand, afirmou que o sismo cortou a eletricidade em duas cidades.

O Irão situa-se numa zona sísmica onde ocorrem sismos quase diariamente. Em 2003, um sismo de magnitude 6,6 arrasou a cidade histórica de Bam, matando 26.000 pessoas.

FV (APN) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.