OE2018: Presidente da República prefere "esperar" pela votação final global

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 nov (Lusa) - O Presidente da República escusou-se hoje a "formular juízos definitivos" sobre o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), numa altura em que este está ainda a ser discutido, preferindo "esperar" pela votação final global".

Questionado pelos jornalistas se no OE2018, tendo em conta que o setor da saúde tem meios insuficientes, estaria atento a eventuais cativações, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a fazer comentários sobre o documento.

"Não vale a pena, nesta fase do processo, estar a formular juízos definitivos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no final da sua intervenção no Congresso Nacional de Estudantes de Medicina - CNEM 2017, que decorreu hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O Presidente da República sublinhou que estes são dias de muito trabalho para o Governo de António Costa.

"Provavelmente hoje o dia todo, amanhã o dia todo, segunda o dia todo são passados a pegar em sei lá quantas centenas, muitas dezenas ou umas centenas de propostas e ver o que fica como resultado da votação na especialidade" para depois seguir para a votação global, disse.

Por isso, "vamos esperar", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou que este é um "período muito intenso" para o Governo e exemplificou como o processo decorre após a audição dos ministros no parlamento.

"Agora são postas todas as propostas em cima da mesa e o Governo, leia-se o primeiro-ministro, tem este fim de semana e o começo da semana que vem, provavelmente o começo mesmo, para ver o que é suscetível de ser aceite (...) e acomodá-lo" para depois verificar se "isso bate certo", afirmou.

"A partir de terça-feira, de manhã, à tarde e à noite e de madrugada, se for preciso" será analisado "artigo a artigo, significa, portanto, receita a receita, despesa a despesa, até se chegar à votação final", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

ALU // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.