Info

Portugal e Espanha debatem seca em reunião agendada para o dia 27 no Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 nov (Lusa) -- A Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC) reúne no dia 27, no Porto, para fazer um ponto da situação sobre o acompanhamento da seca em Portugal e Espanha.

Notícias sobre a nascente seca do rio Douro, nos Picos de Urbión, Espanha, chamaram a atenção para a problemática da seca e a consequências para os caudais dos rios, nomeadamente a nível da deterioração da qualidade da água.

Segundo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está marcada para o dia 27 de novembro, no Porto, uma reunião plenária da CADC (que faz a coordenação da gestão das águas dos rios comuns), durante a qual as partes portuguesa e espanhola "debaterão em profundidade" a atual situação hidrometeorológica.

Da agenda da reunião consta ainda um "ponto de situação sobre o acompanhamento da seca em Portugal e Espanha".

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, para o dia 27 está também previsto um previsto um encontro entre o ministro do Ambiente português, João Pedro Matos Fernandes, e a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina.

Depois, no dia seguinte, os dois ministros tornam a encontrar-se num seminário sobre "Gestão da Água".

Questionado sobre a problemática da seca que atinge a Península Ibérica, o ministério referiu que a embaixada portuguesa em Madrid está em contacto com os responsáveis espanhóis e que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mantém contactos regulares, a nível técnico, com a contraparte espanhola.

A Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção (CADC) faz a coordenação da gestão das águas dos rios comuns e resultou da Convenção sobre Cooperação para a Proteção e o Aproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas (Convenção de Albufeira), que foi assinada pelos dois países na Cimeira de Albufeira em 30 de novembro de 1998.

Entrou em vigor em janeiro de 2000 e define as normas para a proteção e o desenvolvimento sustentável das águas transfronteiriças.

CCM/PLI

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Tancos: Presidente da República garante desconhecer factos sobre reaparecimento das armas

O Presidente da República garantiu este sábado à Agência Lusa desconhecer os factos na base do desaparecimento e reaparecimento das armas de Tancos, recordando que tem insistido na exigência do esclarecimento de "toda a verdade, doa a quem doer".

Mário Centeno diz que eleitoralismo do PS foi cumprir todas as metas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou esta sexta-feira que o eleitoralismo do PS na proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) foi cumprir todas as metas e promessas, que se traduzem na estabilização do sistema financeiro português.

Tenente-general José Nunes da Fonseca novo chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca será o novo chefe do Estado-Maior do Exército, tendo o seu nome recebido parecer favorável por unanimidade do Conselho Superior do Exército, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.