Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Portugal e Espanha debatem seca em reunião agendada para o dia 27 no Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 nov (Lusa) -- A Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC) reúne no dia 27, no Porto, para fazer um ponto da situação sobre o acompanhamento da seca em Portugal e Espanha.

Notícias sobre a nascente seca do rio Douro, nos Picos de Urbión, Espanha, chamaram a atenção para a problemática da seca e a consequências para os caudais dos rios, nomeadamente a nível da deterioração da qualidade da água.

Segundo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está marcada para o dia 27 de novembro, no Porto, uma reunião plenária da CADC (que faz a coordenação da gestão das águas dos rios comuns), durante a qual as partes portuguesa e espanhola "debaterão em profundidade" a atual situação hidrometeorológica.

Da agenda da reunião consta ainda um "ponto de situação sobre o acompanhamento da seca em Portugal e Espanha".

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, para o dia 27 está também previsto um previsto um encontro entre o ministro do Ambiente português, João Pedro Matos Fernandes, e a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina.

Depois, no dia seguinte, os dois ministros tornam a encontrar-se num seminário sobre "Gestão da Água".

Questionado sobre a problemática da seca que atinge a Península Ibérica, o ministério referiu que a embaixada portuguesa em Madrid está em contacto com os responsáveis espanhóis e que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mantém contactos regulares, a nível técnico, com a contraparte espanhola.

A Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção (CADC) faz a coordenação da gestão das águas dos rios comuns e resultou da Convenção sobre Cooperação para a Proteção e o Aproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas (Convenção de Albufeira), que foi assinada pelos dois países na Cimeira de Albufeira em 30 de novembro de 1998.

Entrou em vigor em janeiro de 2000 e define as normas para a proteção e o desenvolvimento sustentável das águas transfronteiriças.

CCM/PLI

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Fernando Negrão foi declarado eleito líder parlamentar do PSD com 39,7% dos votos

O deputado Fernando Negrão conseguiu hoje apenas 39,7% dos votos para a liderança parlamentar do PSD, correspondente a 35 votos favoráveis, 32 brancos e 21 nulos, tendo votado 88 dos 89 parlamentares sociais-democratas.

Bruxelas propõe alteração ao orçamento UE para mobilizar rapidamente ajuda dos incêndios

A Comissão Europeia propôs hoje emendas ao orçamento comunitário para garantir uma rápida mobilização dos apoios financeiros do Fundo de Solidariedade anunciados na semana passada, incluindo 49,1 milhões de euros para Portugal, na sequência dos incêndios de 2017.

Amnistia Internacional condena caso do juíz Neto de Moura

A Amnistia Internacional condena o caso relacionado com o problema da violência doméstica e da própria abordagem da justiça a este fenómeno. Aliás, o documento cita o exemplo do polémico acórdão de um juiz do porto sobre agressões cometidas a mulher chamada de adúltera.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.