Portugal e Espanha debatem seca em reunião agendada para o dia 27 no Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 nov (Lusa) -- A Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC) reúne no dia 27, no Porto, para fazer um ponto da situação sobre o acompanhamento da seca em Portugal e Espanha.

Notícias sobre a nascente seca do rio Douro, nos Picos de Urbión, Espanha, chamaram a atenção para a problemática da seca e a consequências para os caudais dos rios, nomeadamente a nível da deterioração da qualidade da água.

Segundo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está marcada para o dia 27 de novembro, no Porto, uma reunião plenária da CADC (que faz a coordenação da gestão das águas dos rios comuns), durante a qual as partes portuguesa e espanhola "debaterão em profundidade" a atual situação hidrometeorológica.

Da agenda da reunião consta ainda um "ponto de situação sobre o acompanhamento da seca em Portugal e Espanha".

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, para o dia 27 está também previsto um previsto um encontro entre o ministro do Ambiente português, João Pedro Matos Fernandes, e a sua homóloga espanhola, Isabel García Tejerina.

Depois, no dia seguinte, os dois ministros tornam a encontrar-se num seminário sobre "Gestão da Água".

Questionado sobre a problemática da seca que atinge a Península Ibérica, o ministério referiu que a embaixada portuguesa em Madrid está em contacto com os responsáveis espanhóis e que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mantém contactos regulares, a nível técnico, com a contraparte espanhola.

A Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção (CADC) faz a coordenação da gestão das águas dos rios comuns e resultou da Convenção sobre Cooperação para a Proteção e o Aproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas (Convenção de Albufeira), que foi assinada pelos dois países na Cimeira de Albufeira em 30 de novembro de 1998.

Entrou em vigor em janeiro de 2000 e define as normas para a proteção e o desenvolvimento sustentável das águas transfronteiriças.

CCM/PLI

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.