Exposição revela impacto da economia do açúcar na encomenda artística da Madeira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 nov (Lusa) - A exposição "As ilhas do ouro branco - Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)", com 86 obras de arte, vai ser inaugurada a 15 de novembro, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, foi hoje anunciado.

A exposição - que revela o impacto da economia que envolvia o cultivo da cana-de-açúcar no arquipélago da Madeira, nos finais da primeira metade do século XV - ficará patente ao público de 16 novembro a 18 de março de 2018.

Trata-se da "grande exposição do MNAA, em dimensão e qualidade" da nova temporada do museu, como sublinhou à agência Lusa o diretor desta instituição, António Filipe Pimentel, quando foi anunciada a mostra, em setembro.

"Esta exposição será o rasgar do véu sobre uma realidade muito pouco conhecida que é a encomenda artística na Madeira", comentou o diretor do MNAA à Lusa, sobre a mostra, que apresenta quase uma centena de peças.

Proveniente da Ásia, o açúcar era conhecido na Europa como "ouro branco", devido ao seu valor e raridade, e terá sido o Infante D. Henrique a importar cana-de-açúcar da Sicília e a introduzir o seu cultivo na Madeira, um projeto de rápida expansão.

"Com o grande sucesso da economia do açúcar, deu-se um enorme desenvolvimento local na Madeira que proporcionou a aquisição, por parte de privados, de inúmeras obras de arte", recordou o responsável do museu.

No final do século XV, o açúcar do arquipélago chegava aos portos de Bruges e de Antuérpia, de Génova, Nápoles e Constantinopla.

Aumentou, assim, por toda a Europa, o consumo do "ouro branco", alterando hábitos alimentares e algumas práticas medicinais.

Em paralelo, "cresceu a importação para o arquipélago de bens destinados a satisfazer as devoções, e a definir o estatuto social dos novos grupos populacionais constituídos à sombra dos canaviais e da economia açucareira", recorda um texto do MNAA sobre a exposição.

Nas primeiras décadas do século XVI, a Madeira vivia um período de prosperidade económica sem precedentes e, nessa época, os ricos negociantes de açúcar importavam trípticos e retábulos de importantes pintores flamengos, esculturas religiosas e alfaias litúrgicas em ouro e prata.

Esta exposição vai marcar o arranque das Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento da Madeira, sendo constituída por pintura, escultura, ourivesaria e artes decorativas, dos séculos XV e XVI, que ilustram a especificidade da encomenda artística madeirense a oficinas nacionais, espanholas e flamengas.

"As ilhas do ouro branco - Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)" é comissariada por Fernando António Baptista Pereira e Francisco Clode de Sousa.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).