Verbas para a Cultura saem reforçadas, mas são insuficientes

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 nov (Lusa) -- O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou hoje no parlamento que o orçamento para a área que tutela em 2018 é "inquestionavelmente reforçado", mas "não é suficiente".

"Não temos cortes, temos aumentos que não nos satisfazem. Tivemos um reforço de 7,4%", ou seja, cerca de oito milhões de euros nas despesas financiadas por receitas gerais, para um total de 118 milhões de euros para a Cultura, disse o ministro na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018.

Para a comunicação social estão orçamentados cerca de 188,8 milhões de euros de despesa por receitas gerais, o que representa um aumento de 1,4%.

Na intervenção inicial, Castro Mendes explicou que, desde que o atual Governo entrou em funções, houve um aumento de mais de 22,4% para as receitas gerais da Cultura, o que representa "uma trajetória sustentada" de reforço na área que tutela.

Das várias medidas elencadas para 2018, o ministro da Cultura sublinhou que quer fazer uma "profunda reflexão sobre novos modelos de governação para os museus e monumentos", para que tenham mais autonomia, e deu como exemplo a criação de polos de museus nacionais, descentralizados.

Uma das decisões já anunciadas é a criação de dois polos do Museu Nacional da Música -- um deles a transferir para o Palácio Foz, em Lisboa, e outro para o Convento de Mafra --, embora "a transferência da coleção não seja integral".

"Potenciar as coleções existentes, dar mais visibilidade é um objetivo nacional. Outros museus se seguirão", disse o ministro, sem revelar quais.

Ainda na área dos museus e monumentos, o ministro anunciou que está a ser estudado um novo sistema de bilhética, com quiosques de venda de bilhetes fora dos monumentos, e que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) terá um reforço de pessoal para colmatar "muitos anos de desorçamentação e carência", com a contratação de 14 pessoas e abertura "em breve" de mais 30 vagas.

Luís Filipe Castro Mendes referiu ainda a criação já anunciada de um Plano Nacional das Artes, tal como existe para o Cinema e para a Leitura, e um aumento de verbas para a Direção-Geral das Artes, que terá disponível 17,6 milhões de euros (mais 24% do que em 2017).

Na sessão, o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, referiu que os contratos-programa com os teatros nacionais estão preparados para entrar em vigor a partir do início de 2018.

O novo decreto da regulamentação da lei do cinema está "em revisão final e estão reunidas as condições para a publicação muito em breve para que os concursos de 2018 já decorram sob a vigência" do mesmo, garantiu Miguel Honrado.

Todos os partidos presentes na audição afirmaram que as verbas para a Cultura não são suficientes e foi referida a meta de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) afeta à cultura.

"Um por cento do PIB corresponde a um desejo, mas caminhamos sustentadamente num reforço da dotação orçamental da Cultura. É para isso que estamos virados e não para os 'rankings'", respondeu o ministro.

SS // TDI

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.