Catalunha: Juíza decreta prisão para oito ex-ministros regionais por risco de fuga

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 02 nov (Lusa) -- A juíza da Audiência Nacional espanhola que está a julgar o processo catalão decretou hoje, em Madrid, a prisão incondicional para oito ex-ministros regionais, entre eles o vice-presidente de Carles Puigdemont.

A juíza estipulou ainda uma fiança de 50.000 euros para um outro esperar pelo julgamento em liberdade.

O tribunal considera que há risco de fuga ao julgamento destes oito membros do executivo regional (Generalitat) destituídos, que foram ouvidos hoje de manhã por suspeitas de delito de rebelião, sedição e desvio de fundos e arriscam penas de prisão até 30 anos.

Os restantes cinco membros da Generalitat, entre eles o presidente destituído, Carles Puigdemont, faltaram à audição por estarem ausentes no estrangeiro.

FPB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.