Viticultores rejeitam"retirada" de estatuto de interesse público à Casa do Douro

| Norte
Porto Canal / Agências

Peso da Régua, 26 dez (Lusa) -- A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) rejeitou hoje o que diz ser a intenção do Governo de acabar com o estatuto de interesse público da Casa do Douro (CD), considerando tratar-se do "assalto final" à instituição.

A CD, sediada no Peso da Régua, é uma associação privada de direito público e de inscrição obrigatória para os viticultores durienses.

O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, já disse que a solução para a CD, que possui uma dívida de 160 milhões de euros, passa pela venda de vinho, património e revisão dos estatutos, passando a ser de inscrição voluntária.

A AVIDOURO criticou hoje, em carta aberta enviada ao Presidente da República, a vários membros do Governo, grupos parlamentes e comunicação social, o que diz ser a intenção de "privatizar" a CD, "pondo fim ao seu estatuto de interesse público".

Os vitivinicultores consideraram que "está em vias de ser consumada toda uma situação tendente para a espoliação da Casa do Douro e dos lavradores durienses através do continuado processo institucional de retirada dos poderes públicos e de esbulho do património" da instituição.

Para além de se desvirtuar a natureza do organismo, a consequência será, segundo a AVIDOURO, também uma "drástica redução da sua representatividade em número de viticultores".

A associação criticou ainda a "preanunciada venda em hasta pública" do "precioso património" da CD, nomeadamente os stocks de vinho do Porto.

Trata-se, portanto, do "assalto final" à Casa do Douro, criada em 1932 e que, desde 1995, tem perdido funções, nomeadamente os serviços de cadastro e de laboratório.

A instituição foi criada com o objetivo de defender os produtores de vinho da Região Demarcada do Douro.

A AVIDOURO lamentou ainda não ter sido incluída no processo negocial, considerando que este "nasce e avança com falta de transparência democrática ao pretender ignorar os legítimos representantes dos maiores interessados que são os lavradores durienses".

Os vitivinicultores garantiram que não vão "cruzar os braços" e salientaram que a "faísca que falta para incendiar a região é este roubo brutal que se anuncia para a Casa do Douro".

Para além da dívida de 160 milhões de euros, 30 milhões dos quais dizem respeito a juros, a intuição contabiliza ainda 40 meses de salários em atraso aos funcionários do quadro privado da organização.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.