Famalicão lidera ranking exportador da região norte com 1,6 MM de euros

Famalicão lidera ranking exportador da região norte com 1,6 MM de euros
| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, congratulou-se hoje com o reforço da liderança daquele concelho no ranking exportador da região norte, em 2012, atingindo um volume de cerca de 1,6 mil milhões de euros.

Em comunicado, emitido após a publicação do Anuário Estatístico da Região Norte 2012 do Instituto Nacional de Estatística (INE), a Câmara de Famalicão sublinha que em 2012 as empresas do concelho exportaram mais 200 milhões de euros do que no ano anterior.

Com aquela performance, Famalicão assumiu-se como o terceiro município mais exportador do país.

"Estes números espelham não só a força da atividade económica famalicense, como também o arrojo, o empreendedorismo e a inovação dos nossos empresários, que apesar das circunstâncias menos favoráveis mantêm um índice de produtividade elevado", sublinhou Paulo Cunha.

Em Vila Nova de Famalicão são produzidas algumas marcas de referência internacional, como são os casos dos pneus Continental, das máquinas fotográficas Leica, do vestuário Salsa ou dos botões Louropel.

Paulo Cunha realçou o trabalho destas empresas já consagradas, mas não deixou de referenciar com particularidade os projetos empreendedores mais recentes e de natureza ainda familiar, que iniciaram já processos de expansão internacional.

Entre estes, contam-se as compotas em bisnagas "Meia Dúzia" e a "Casa Grande Chocolatier".

Ao nível da região Norte, o segundo lugar do ranking exportador é ocupado pelo Porto, com 1,3 mil milhões de negócios, seguido da Maia, com 1,2 mil milhões de euros.

Em termos nacionais, o primeiro e segundo lugares voltam a ser ocupados por Lisboa e Palmela, respetivamente.

Entretanto, o trabalho do INE confirmou também Famalicão como umas das economias mais fortes do país em termos absolutos, posicionando-se como a sexta maior economia entre os 86 municípios que compõem a região Norte.

Famalicão produziu um volume de negócios global na ordem dos 4,3 mil milhões de euros, sendo a segunda maior economia do Minho, logo a seguir a Braga.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.