Nova rua do centro histórico de Viana do Castelo 'nasce' em abril

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 26 dez (Lusa) - O centro histórico de Viana do Castelo vai passar a contar com uma nova rua em abril de 2014, após expropriações e obras de infraestruturação de 800 mil euros, disse hoje à Lusa fonte municipal.

A futura rua Pedro Homem de Mello vai resultar numa nova via com 100 metros de extensão e 3,5 metros de largura, de sentido único, constituindo um novo acesso ao centro da cidade, a partir da ponte Eiffel.

"A perspetiva é que esteja tudo pronto em abril", disse fonte municipal.

Os trabalhos de infraestruturação da nova artéria, adjudicados pela Câmara de Viana do Castelo por 280 mil euros, já estão em curso, precisou a fonte.

A Câmara tinha já avançado com a negociação amigável para a aquisição de dois terrenos e duas habitações, além de parte de uma área ocupada pela antiga fábrica de chocolates Avianense.

Este negócio custou 520 mil euros e no primeiro semestre de 2009 fora feitas as demolições, que criaram um canal que ficou a aguardar pela sua transformação em rua.

A rua Pedro Homem de Mello conta atualmente com alguns metros de extensão mas é uma via sem saída, precisamente a aguardar por este prolongamento.

A nova artéria surge nas traseiras da antiga fábrica de chocolates Avianense, que está a receber obras de reabilitação para abrir, igualmente em abril, como hotel temático dedicado ao chocolate.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.