ONU ataca rebeldes do Uganda na República Democrática do Congo

ONU ataca rebeldes do Uganda na República Democrática do Congo
| Norte
Porto Canal

Uma força especial das Nações Unidas na República Democrática do Congo atacou rebeldes do Uganda para ajudar o exército a retomar o controlo sobre a cidade de Kamango, após um ataque que provocou a morte a vários civis.

"Os helicópteros sul-africanos da força de intervenção da ONU foram requisitados pelas FARDC (o exército da República Democrática do Congo) para dar apoio na recuperação de Kamango", disse um alto responsável da missão da ONU no local à agência noticiosa francesa AFP.

"Nós já reganhamos o controlo de Kamango", garantiu também o tenente-coronel do exército da República Democrática do Congo Olivier Amuli, a região rica em minérios onde vários grupos armados estão presentes.

O responsável admitiu ainda que na altura do ataque a Kamango pelos rebeldes do Uganda as suas tropas tiveram de retirar pois estavam em menor número.

O ataque dos rebeldes a Kamango teve lugar durante a madrugada.

Segundo uma organização da sociedade civil, o ataque inicial terá sido feito pelo grupo rebelde ADF-Nalu do Uganda, com o apoio do exército do Uganda, um dos menos conhecidos mas mais antigos grupos presentes na região.

Por esta altura, estima a mesma organização, ainda estarão 10 pessoas desaparecidas, presumivelmente raptadas, enquanto 11 civis e cinco soldados ficaram feridos, e vários civis foram mortos e viram as suas casas incendiadas.

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.