Governo timorense quer duplicar receitas domésticas com IVA e impostos tabaco e álcool

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 17 out (Lusa) - O ministro do Plano e das Finanças timorense disse hoje que o Governo quer duplicar as receitas domésticas não petrolíferas para 400 milhões de dólares por ano, com medidas como o IVA e mais impostos no tabaco e álcool.

"A mobilização de receitas domésticas é uma área crítica para Timor-Leste e para o nosso futuro e prioridade do Executivo", disse Rui Gomes, no segundo dia de debate do programa do Governo no Parlamento Nacional.

Rui Gomes disse que a Comissão de Reforma Fiscal (CRF), que continua a trabalhar no atual Executivo, identificou várias fontes de receitas alternativas. A estas somam-se esforços de contenção de despesas, como "a poupança de 40 milhões de dólares [cerca de 34 milhões de euros] por ano em viagens locais ou internacionais".

Em termos de receitas, a projeção do Governo é de "duplicar o valor anual de cerca de 200 milhões atuais para cerca de 400 milhões" com reformas como o IVA que pode "contribuir com cerca de 5% do PIB".

Entre as medidas adicionais, Rui Gomes destacou um sistema de aplicação de "taxas progressivas" no sistema e a "discriminação na coleta de impostos em áreas que prejudicam a saúde publica, como o consumo de álcool e tabaco".

"Importa ainda combater a economia informal, submergida, que representa 60 a 70% do rendimento das famílias, mas sem contribuir para o PIB. Temos que regularizar isto", afirmou.

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.