Câmara de Santo Tirso transfere meio milhão de euros para as juntas de freguesia

| Norte
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 23 dez (Lusa) - A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu transferir cerca de meio milhão de euros para as juntas de freguesia, anunciou hoje a autarquia, explicando que a medida visa "reforçar" a capacidade financeira destas estruturas locais.

"A autarquia entendeu que a transferência de verbas do Estado para as juntas de freguesia não é suficiente. Por isso, num critério semelhante ao de anos anteriores, decidiu transferir mais de 476 mil euros para as freguesias", refere, em comunicado enviado à Lusa, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O autarca realça que a deliberação do executivo municipal "reforça a capacidade financeira das freguesias".

Esta é, diz Joaquim Couto, "uma forte vontade política do executivo em complementar o valor transferido pela administração central para as freguesias, apostando na promoção da descentralização, da delegação de competências e da responsabilização dos executivos das freguesias".

O autarca socialista de Santo Tirso considerou que "os autarcas eleitos nas freguesias são agentes com capacidade acrescida para identificar as necessidades das populações".

Esta decisão foi tomada hoje em reunião de Câmara, tendo sido aprovada por unanimidade.

A agência Lusa tentou contactar a oposição ao executivo socialista de Santo Tirso, de modo a que a coligação PSD/PPM pudesse comenta medida, mas até ao momento não foi possível obter qualquer reação.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.