Aumenta probabilidade de efeitos da tempestade tropical Ophelia atingirem Açores

Aumenta probabilidade de efeitos da tempestade tropical Ophelia atingirem Açores
| País
Porto Canal com Lusa

A probabilidade dos efeitos da tempestade tropical Ophelia atingirem os Açores aumentou para sete ilhas do arquipélago, informou esta terça-feira o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 15 % de as ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e de 20 a 30 % de as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de sábado", refere um comunicado disponibilizado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

De acordo com o mesmo comunicado, "para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), a probabilidade de serem afetadas pelo ciclone é inferior a 5%".

O Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores adianta que às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) "o centro da tempestade tropical Ophelia localizava-se a 1.260 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores", mas "sem grande variação da intensidade do vento nas últimas horas".

O vento médio era de 85 quilómetros/hora e as rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora.

"O ciclone Ophelia está a deslocar-se para sudeste a sete quilómetros/hora e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas, atingindo a categoria de furacão na quarta ou na quinta-feira", lê-se no comunicado.

Segundo o centro, "o ciclone deverá continuar com esta trajetória nos próximos dois dias", mas a partir de quinta-feira prevê-se que "comece a deslocar-se de novo para nordeste, aproximando-se assim do arquipélago".

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.