Comissão de Coordenação do Centro no 'Open Days' para aprender e fazer redes

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 08 out (Lusa) - A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, destacou hoje a importância da participação no evento 'Open Days', promovido pela Comissão Europeia, para "aprender e fazer redes".

"Estas participações servem para percebermos as tendências a nível mundial e o que vai ser relevante em termos de financiamento. Servem também para fazermos contactos, darmos a conhecer os nossos projetos e fazermos redes", sustentou.

A CCDRC vai marcar presença na Semana Europeia das Regiões e das Cidades, que decorre em Bruxelas de segunda a quinta-feira e que terá como ponto alto a entrega dos Prémios RegioStars, na terça-feira, sendo o único finalista português o projeto TecBIS - Aceleradora de Empresas do Instituto Pedro Nunes (IPN), Coimbra.

"Este evento serve para percebermos o que as outras regiões estão a fazer. Às vezes costumamos dizer que nada se inventa, que está tudo inventado, mas não é bem assim: até a forma de conjugarmos que já existe permite-nos soluções muito inovadoras, respeitando sempre as especificidades e os atores locais", referiu.

Em declarações à agência Lusa, Ana Abrunhosa apontou que participar nestas iniciativas permite avaliar se estão ou não no bom caminho, aprendendo e trocando experiências.

"Para mim é o que trago de melhor, para além do prémio", acrescentou a presidente da CCDRC, que já no ano passado candidatou o projeto "Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos", da BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, e que venceu os Prémios RegioSTars na categoria de crescimento sustentável.

A CCDRC participará na terça-feira num 'workshop', em que as várias regiões trazem à agenda questões da economia circular, nomeadamente financiamentos e a sensibilização dos atores de uma área que ultrapassa a gestão dos resíduos.

"Estes 'workshops' são sempre muito participados e a minha abordagem vai ser no sentido de levar exemplos concretos", alegou.

Intitulado "Towards resilient, sustainable and resource-efficient cities and regions - 10C16", a parceria deste 'workshop' é composta por um conjunto diversificado de regiões e cidades: Bucareste-Ilfov, da Roménia, Navarra, de Espanha, e os municípios de Slovenska Bistrica, da Eslovénia, Tepebasi, da Turquia, e Edessa, da Grécia, para além do Centro de Portugal.

Este conglomerado realiza um 'workshop' onde terá lugar uma apresentação da região Centro "Centro PT: Building resilience through diversity and by re-thinking progress together".

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) tem previsto apresentar na Semana Europeia das Regiões e das Cidades, em parceria com o Comité Económico e Social Europeu (CESE), a campanha de comunicação "O Norte Somos Nós".

Participará ainda no 'workshop' "Política de Coesão em jogo: por que ainda precisamos disso?", onde será debatida, com outras regiões europeias, a importância da política de coesão no pós-2020.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.