Ajuda externa: Plataforma de gestão do malparado é iniciativa importante

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out (Lusa) - A Comissão Europeia defendeu hoje que a plataforma de gestão comum de créditos malparados dos bancos é uma "iniciativa importante" para acelerar a recuperação de empresas viáveis.

"A reestruturação dos créditos das empresas viáveis precisa de ser acelerada enquanto as empresas não viáveis não deviam continuar a pesar nos balanços bancos. A plataforma para fortalecer a coordenação da gestão do malparado, tal como o reforço do enquadramento para a reestruturação das dívidas das empresas, são iniciativas importantes nesse sentido", afirma a Comissão Europeia.

No relatório da 6.ª missão pós-programa a Portugal divulgado hoje, Bruxelas afirma que a recuperação do setor bancário está a decorrer, apoiada por uma aceleração na atividade económica.

"No entanto, em média, o setor continua a ser pressionado por baixa rentabilidade, 'almofadas' de capital fracas, bem como rácios de crédito malparado ainda elevados, embora estejam a diminuir", lê-se no relatório, acrescentando o documento que "continua a ser essencial" que os bancos reforcem a sua solidez financeira, bem como a governança interna.

O Banco Comercial Português (BCP), a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco assinaram no final de setembro um memorando de entendimento para a criação de uma plataforma de crédito malparado, que vai permitir uma maior coordenação entre os credores bancários, visando aumentar a eficácia e celeridade nos processos de reestruturação dos créditos e das empresas.

Numa fase inicial, acrescentam, a plataforma vai gerir créditos cujo valor nominal agregado sobre cada devedor elegível seja no mínimo cinco milhões de euros e os ativos geridos pela plataforma permanecerão no balanço dos bancos.

Em meados de setembro, o Governo disse esperar que a plataforma de gestão comum de créditos malparados, que será constituída pelas três maiores instituições financeiras, esteja em funcionamento "no início do próximo ano".

SP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.