Autárquicas: Candidaturas ao Porto "que tragam novas ideias são bem-vindas" - Moreira

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 06 jun (Lusa) -- O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira afirmou hoje desconhecer ainda os contornos da candidatura de Nuno Cardoso à autarquia, considerando apenas que "todas as candidaturas que tragam novas ideias são bem-vindas".

"Como é lógico, num modelo democrático todas as candidaturas à partida são bem-vindas desde que apresentem novas ideias, novos projetos", afirmou, em declarações à Lusa, Rui Moreira.

O candidato independente disse não saber fazer "a leitura política destas coisas", adiantando, contudo, que "isto são coisas que têm muito a ver com as candidaturas de partidos e contra-partidos e de zangas familiares".

"Mas naturalmente não estou na posição de comentador, estou na posição de candidato e naturalmente só posso dizer o que disse e aguardar pelos próximos desenvolvimentos", sublinhou Rui Moreira, que teve conhecimento da candidatura de Nuno Cardoso na quarta-feira à noite.

O ex-presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso disse hoje à Lusa que vai avançar como independente à autarquia portuense para "responder a um apelo muito forte" das pessoas que encontrava na rua.

"Não foi fácil, mas sinto uma enorme felicidade e uma grande tranquilidade para encarar este projeto", afirmou Nuno Cardoso, confirmando uma notícia avançada hoje pela TSF.

Em declarações à Lusa, Nuno Cardoso disse que se trata de "um projeto que quer ir às raízes do Porto, às suas géneses, à sua matriz e quer efetivamente ser um projeto dos portuenses. Quer a legitimidade dos portuenses para fazer com eles um projeto de futuro".

O ex-autarca disse ainda que esta é "resolução individual, que conta com o apoio de alguns amigos".

Questionado sobre o período em que Nuno Cardoso foi presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira referiu não querer agora "colar" o seu novo adversário à função que assumiu, "até porque [Cardoso] não aparece pelo partido socialista, que tem um candidato, que o dr. Manuel Pizarro".

Nuno Cardoso presidiu à Câmara do Porto entre 1999 e 2002, quando Fernando Gomes abandonou o cargo para ser ministro da Administração Interna, no último Governo de António Guterres.

Foi convidado pelo PS para ser o candidato do partido à Câmara da Maia, mas não aceitou por ter um projeto para o Porto.

JAP (PM) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.