Lar para 30 idosos inaugurado no sábado em aldeia do concelho de Pinhel
Porto Canal / Agências
Pinhel, 20 dez (Lusa) - Um lar de idosos com capacidade para 30 utentes, que custou cerca de um milhão de euros, vai ser inaugurado no sábado na aldeia de Lamegal, no concelho de Pinhel, foi hoje anunciado pela direção.
O novo equipamento edificado pelo Centro Social, Cultural e Recreativo do Lamegal representa uma "mais-valia para a freguesia, para o concelho de Pinhel e para o distrito da Guarda", segundo Ricardo Capelo, presidente da direção da instituição de solidariedade social.
O responsável disse hoje à agência Lusa que o projeto "foi difícil de concretizar", uma vez que a obra foi comparticipada pelo POPH - Programa Operacional Potencial Humano em cerca de 287 mil euros e a direção teve que recorrer a um empréstimo bancário para garantir a restante verba.
"A nossa preocupação foi criar uma infraestrutura que melhore a condição de vida dos idosos e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução do índice de desemprego, pois vamos criar mais 20 empregos" no concelho de Pinhel, indicou o dirigente.
O novo lar de idosos vai preencher uma lacuna na freguesia de Lamegal e vai "evitar que os idosos" que deixarem de ter condições para viver nas suas casas "saiam da terra", disse à Lusa a diretora técnica Sandra Capelo.
"Já há muitos idosos que estão fora, em outros lares, e que querem regressar à terra", para poderem ser acolhidos no novo equipamento social, disse hoje a responsável, indicando que o lar só começa a funcionar no mês de janeiro.
O edifício vai reforçar o atual apoio que já é prestado pelo Centro Social Cultural e Recreativo do Lamegal, fundado em 1981, através de um centro de dia (que acolhe sete idosos) e do serviço de apoio domiciliário (que apoia 25 utentes), adiantou Sandra Capelo.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção do novo lar de idosos foi realizada em outubro de 2011.
O equipamento social, construído de raiz num terreno que pertencia à instituição, será inaugurado no sábado, numa cerimónia que tem início marcado para as 16:00.
ASR // SSS
Lusa/fim