Federação de Motociclismo quer ajudar na prevenção e deteção de incêndios

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 25 set (Lusa) - A Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM) está a negociar com autarquias e a Associação Nacional de Bombeiros protocolos na área da prevenção e deteção de incêndios, disse à Lusa o presidente dos motociclistas.

Manuel Marinheiro foi um dos mais de 250 motociclistas que, nos últimos dias, ligou os dois extremos de Portugal, no evento que, "este ano, esteve particularmente focado na questão da reflorestação sustentada, apoiando os municípios mais flagelados" pelos incêndios em junho.

O apoio que, "na primeira fase, foi simbólico, com oferta de duas árvores a cada concelho e que, na altura ideal de plantação, em novembro, será materializado com plantação de cerca de 400 árvores em cada um dos concelhos" foi a primeira fase de uma medida mais abrangente que a FPM quer levar a cabo.

Nesse sentido, revelou Manuel Marinheiro, estão a ser "ultimadas parcerias com bombeiros e autarquias para que os motociclistas e em particular os praticantes de todo-o-terreno sejam parte ativa na prevenção" dos incêndios.

"Afinal, são das pessoas que mais horas passam nos montes e vales deste país e das que mais gostam das serras, podendo alertar de forma rápida o início de incêndios bem como de outros crimes ambientais, como a descarga ilegal de resíduos", explicou o dirigente.

JYFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.