Sete mortos em explosão numa fábrica pirotécnica no leste da China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 23 set (Lusa) -- Sete pessoas morreram numa explosão ocorrida esta noite numa fábrica de fogo-de-artifício em Shangli, no leste da China, informou hoje a agência de notícias Xinhua.

As autoridades garantiram que tinham ordenado a suspensão da produção nesta fábrica na quinta-feira pela manhã devido a problemas de segurança detetados, mas que a fábrica ignorou a advertência e prosseguiu com a sua atividade normal.

As autoridades estavam hoje a investigar as causas da explosão.

Em Shangli, na província de Jiangxi, são frequentes as vendas de foguetes e petardos para celebrar as festas locais, seguindo os costumes da tradição chinesa.

Nos últimos anos têm sido registados vários acidentes mortais com fogo-de-artifício. Um dos mais graves ocorreu em 2001, quando 42 pessoas, a maioria crianças, morreram numa escola ao explorar uma fábrica de petardos que operava dentro do recinto.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.