Furacão Maria causa pelo menos três mortos no Haiti

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Port-au-Prince, 22 set (Lusa) -- Três pessoas morreram no Haiti na quinta-feira, de acordo com o primeiro balanço do Ministério do Interior, quando o furacão Maria, que devastou a Dominica e Porto Rico, estava a 250 quilómetros a nordeste do país.

Um homem de 45 anos morreu no departamento do Norte, enquanto tentava atravessar um rio após a subida do caudal. Duas outras pessoas, uma mulher e um homem com cerca de 20 e 50 anos, respetivamente, foram mortas em Cornillon, uma pequena cidade a 40 quilómetros a leste da capital, segundo o comunicado oficial.

Na quinta-feira, as autoridades registaram inundações em várias localidades na sequência da subida do caudal dos rios.

Em três dos dez departamentos no país, cerca de três dezenas de abrigos foram abertos para permitir às pessoas que vivem em áreas de risco se refugiem.

Na quinta-feira, o furacão Maria aproximava-se das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, e ganhava intensidade com ventos de 195 quilómetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

De acordo com este organismo, o furacão está na categoria três, a afastar-se da República Dominicana e deverá registar um agravamento, sendo esperado hoje nas Ilhas Turcas e Caicos, assim como nas Bahamas, com previsão de chuvas fortes e prolongadas.

FV (SS) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.