Banco central russo assume controlo de banco em dificuldades

| Economia
Porto Canal com Lusa

Moscovo, 21 set (Lusa) - O banco central da Rússia anunciou hoje que vai assumir o controlo do oitavo banco russo, Binbank, em dificuldades financeiras.

Esta medida ocorre menos de um mês depois de ter sido resgatado um outro banco para evitar um efeito de contágio no setor.

Em comunicado, o Banco da Rússia anunciou medidas destinadas ao "reforço da estabilidade financeira" do Binbank, prevendo a "participação (do banco central) na qualidade de investidor principal com a utilização de meios do Fundo de Consolidação do Setor Bancário".

O Binbank (B&N Bank em inglês) é o oitavo banco russo em ativos, de acordo com o banco central. Tem mais de 400 agências e 4,7 milhões de clientes particulares, estando sob controlo da família do empresário Mikhaïl Gutseriev.

O regulador anunciou na quarta-feira ter sido contactado para resgatar este estabelecimento bancário através de um fundo criado especialmente para apoiar bancos em dificuldades, sem risco de contágio no sistema financeiro e na economia.

O mecanismo em causa começou a ser adotado em finais de agosto com o Otkrytie (que na altura do resgate era também o oitavo banco russo), com um resgate sem precedentes de milhões de euros.

O banco central indicou que nomeou uma administração provisória para o Binbank, mas a sua recuperação será feita "em cooperação com os proprietários e dirigentes" atuais, o que vai permitir "assegurar a continuidade do seu funcionamento".

Perto de três anos após a crise monetária causada pela queda dos preços do petróleo e pelas sanções ocidentais impostas devido à ingerência russa na Ucrânia, os bancos privados russos continuam a pagar por alguns excessos do passado, como aquisições de concorrentes frágeis e créditos concedidos indiscriminadamente.

A recessão que atingiu a Rússia em 2015 e 2016 impediu vários detentores de crédito de reembolsarem os montantes emprestados durante os anos de crescimento económico.

Segundo o banco central, o Binbank registou desde o início de setembro uma retirada de fundos que atingiu 56 mil milhões de rublos (800 milhões de euros).

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.