Marcelo apresenta Portugal como país aberto às migrações, sem comentar proposta do PSD

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set (Lusa) - O Presidente da República apresentou hoje Portugal como um país aberto às migrações, num discurso perante representantes de mais de 50 países, mas recusou depois comentar a proposta do PSD para revogar alterações à lei da imigração.

Marcelo Rebelo de Sousa introduziu este tema a meio da sua intervenção numa conferência da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) sobre envelhecimento, no Centro de Congressos de Lisboa, em que falou sobretudo em inglês.

Descrevendo o povo português como otimista, acrescentou: "Por isso é que partimos, há 500 anos, à procura de novos continentes, de novas culturas e civilizações. É por isso que temos tanta abertura em relação aos refugiados e às migrações".

"Porque o nosso povo é um povo de migrações, estamos em toda a parte pelo mundo fora. E esta maneira ecuménica de ser explica por que se estão a sentir tão felizes por estar em Portugal e nós nos estamos a sentir tão felizes por vos receber aqui", completou o chefe de Estado.

À saída desta conferência, o Presidente da República não quis, contudo, comentar a iniciativa do PSD para revogar alterações recentes à lei da imigração.

"Quando se fala de iniciativas legislativas, eu espero que cheguem ao meu gabinete. Porque, como sabem, e isso é bom, há muitas iniciativas que partem e não chegam. E eu tenho de ver como é que chegam, qual é o conteúdo", justificou.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que prefere "não comentar um propósito, uma ideia, uma iniciativa que passa pelo parlamento antes do parlamento se pronunciar e sem saber bem qual é o texto final" que eventualmente lhe chegará às mãos.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou na quarta-feira ter dado indicações ao líder parlamentar do seu partido para apresentar na Assembleia da República um projeto para revogar as alterações introduzidas na lei da imigração - aprovadas em julho no parlamento - relativas às condições para atribuição de vistos de residência.

Esta iniciativa legislativa foi apresentada hoje no parlamento pelo deputado social-democrata e ex-ministro Luis Marques Guedes.

IEL (SMA) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.