Começa em Tóquio reunião sobre Acordo Transpacífico de Cooperação Económica

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 21 set (Lusa) -- Representantes dos 11 países que negociam a assinatura do Acordo Transpacífico de Cooperação Económica (TPP) iniciaram hoje, em Tóquio, uma reunião para superar a saída dos Estados Unidos do tratado e garantir a assinatura, em novembro.

Durante o encontro, previsto para dois dias, os negociadores dos 11 Estados vão tratar de ultrapassar divergências, especialmente depois de Washington ter anunciado a saída do TPP, após a chegada de Donald Trump à Casa Branca em janeiro.

A retirada dos Estados Unidos, no âmbito das políticas protecionistas de Trump, levou os restantes membros a sugerir mais de 50 alterações ao texto original, principalmente para todas aquelas cláusulas que Washington tinha introduzido, que juntamente com Tóquio, constituía o núcleo principal do TPP.

O Japão espera que as alterações ao documento sejam mínimas e que, a qualquer momento, os Estados Unidos voltem a subscrever o tratado.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.