Administração de Trump e Irão têm primeiro encontro sobre acordo nuclear

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 20 set (Lusa) - Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, Rex Tillerson, e do Irão, Javad Zarif, encontraram-se hoje pela primeira vez na sede da ONU, em Nova Iorque, para discutir o acordo nuclear iraniano.

A informação é avançada pela agência France Press, indicando que este é o primeiro encontro entre os dois países desde que Donald Trump assumiu, em janeiro, a presidência dos Estados Unidos.

O encontro acontece no dia em que o Presidente do Irão, Hassan Rohani, qualificou de "ignorantes e absurdas" as palavras de Donald Trump na Assembleia-Geral das Nações Unidas, e disse que o país irá cumprir o acordo nuclear, mas reagirá "com determinação" se este for denunciado.

"Seria uma pena se o acordo fosse destruído por novos bandidos na política internacional", disse Rohani, referindo-se a Donald Trump.

Na mesma sessão, Donald Trump tinha dito antes que o acordo nuclear do Irão era "uma vergonha".

O acordo foi assinado em 14 de julho de 2015, em Viena, entre o Irão e seis grandes potências (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França e Alemanha), após 12 anos de negociações difíceis e prevê o levantamento progressivo das sanções internacionais contra o Irão, que em troca deve limitar ao uso civil o seu programa nuclear.

SS(JIM) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.