México/Sismo: Os terramotos mais mortíferos a atingir o país desde 1985

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 20 set (Lusa) - Pelo menos 196 pessoas morreram no sismo de magnitude 7,1 que atingiu o centro do país na terça-feira, e que ocorreu precisamente no dia do aniversário do abalo que causou milhares de vítimas há 32 anos.

O sismo que abalou vários Estados do México na terça-feira é já considerado um dos terramotos mais mortíferos desde 1985.

A 07 de setembro passado, um sismo de magnitude 8,1 abalou a costa sul do México, causando pelo menos 90 mortos.

O abalo, que desencadeou um alerta de 'tsunami', danificou ou destruiu milhares de casas, escolas e infraestruturas.

Em 2003, a 21 de janeiro, pelo menos 28 pessoas morreram e 300 ficaram feridas, na sequência do sismo de magnitude 7,8, que atingou as zonas ocidental e central do México.

Dez mil pessoas ficaram desalojadas, sobretudo no estado de Colima.

A 30 de setembro de 1999, um abalo de magnitude 7,5 causa 20 mortos no estado de Oaxaca, no sul.

Em 1995, um sismo de magnitude 8,0 matou 51 pessoas, no dia 05 de outubro, perto de Manzanillo na costa central do Pacífico.

A 19 e 20 de setembro de 1985, dois sismos foram registados na zona ocidental do México.

Um dos abalos, de magnitude 8,0, causou 9.500 mortos na Cidade do México e nas zonas central e ocidental do país. Várias áreas da capital mexicana ficaram muito destruídas.

EJ // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.