'Apagão' online em Singapura em protesto contra novas regras na Internet

| Mundo
Porto Canal / Agências

Singapura, 06 jun (Lusa) - Mais de 130 autores de blogues de Singapura provocaram hoje um 'apagão' nas suas páginas em protesto contra as novas regras de licenciamento para os novos portais, defendendo que estas ameaçam a liberdade de expressão.

Os 134 participantes nesta ação de protesto substituíram as suas 'homepages' por ecrãs negros com as palavras "FreeMyInternet" (Libertem a minha Internet, numa tradução livre), bem como por uma mensagem com a hora e o local de um protesto a decorrer no sábado.

O apagão de 24 horas vai durar até à meia-noite.

O protesto surge após a entrada em vigor, a 01 de junho, de regulamentação que exige aos novos portais na Internet - incluindo a um operado pelo Yahoo, com sede nos Estados Unidos - que obtenham licenças do regulador das comunicações da cidade-Estado.

"Este não é só um movimento de blogues sociopolíticos. Os portais que participam são de todos os tipos", explicou Choo Zheng Xi, porta-voz do grupo "Free My Internet" que organizou o protesto, citado pela agência AFP.

"A diversidade reflete uma consciencialização de que as novas regulações podem afetar qualquer um porque o seu âmbito é muito amplo", aditou Choo Zheng Xi, cofundador do popular portal político "The Online Citizen".

O regulador de Singapura, a Autoridade de Desenvolvimento dos 'Media' (MDA) e os líderes do Governo têm procurado apaziguar os receios ao longo da última semana, sustentando que os blogues não são considerados portais noticiosos.

O ministro das Comunicações e Informação, Yaacob Ibrahim, rejeitou, esta terça-feira, as acusações dos bloguistas de que as novas regras vão beliscar o direto à liberdade de expressão na Internet.

Mas os autores de blogues insistem que a amplitude das novas regras é indicativa das intenções do Governo de exigir também aos blogues que requeiram licenciamento no futuro.

As novas regras estipulam que os portais que têm mensalmente pelo menos 50 mil visitantes de Singapura e publicam pelo menos um artigo noticioso local por semana durante um período superior a dois meses têm de obter uma licença anual.

DM // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.