Presidente da Venezuela exorta jovens a usarem o preservativo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 06 jun (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, exortou os jovens venezuelanos a usarem o preservativo para evitar gravidezes precoces ao anunciar a criação de fábricas de preservativos.

"Vamos instalar um conjunto de fábricas para produzir biliões de preservativos e o movimento Jovens Pela Pátria irá distribuí-los para se evitar gravidezes precoces", disse Maduro durante um ato transmitido pela televisão estatal venezuelana.

O Presidente venezuelano exortou também os professores a trabalharem mais nos programas sobre a sexualidade.

"A educação sexual, a educação do corpo humano é vital. O ser humano deve ter consciência do seu corpo. Temos falado bastante com a equipa da ministra de Educação [Maryann Hanson] para reforçar todos os instrumentos educativos para o correto conhecimento do corpo, sem tabus", disse.

Nicolás Maduro anunciou a incorporação de 12 mil raparigas grávidas no programa de assistência governamental "Filhos e Filhas da Venezuela", que atribui um subsídio mensal a adolescentes e mulheres grávidas, filhos menores de 17 anos em situação de pobreza e a pais desempregados.

Durante o anúncio, um grupo de jovens adolescentes e desportistas masculinos, exibindo um preservativo na mão, disseram em coro "estamos preparados para a revolução, somos conscientes e usamos o preservativo".

Segundo fontes não oficiais, a Venezuela é o país da América Latina com maior número de gravidezes precoces, uma situação que afeta uma em cada cinco jovens venezuelanas com menos de 19 anos.

FPG // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.