BCP continua a liderar ganhos na bolsa hoje a subir mais de 5%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 set (Lusa) -- As ações do BCP continuavam hoje a meio da sessão a liderar os ganhos na bolsa em Lisboa, a subirem 5,13% para 0,2255 euros.

Cerca das 11:00, as ações do BCP eram as mais transacionadas, tendo mudado de mãos cerca de 64,7 milhões de ações num valor total de cerca de 14,7 milhões de euros.

À mesma hora, o principal índice, o PSI20, outra vez com apenas 18 títulos, estava a subir 1,50% para 5.280,62 pontos - com 17 'papéis' a valorizarem-se e apenas um a descer (EDP).

Uma hora depois do início da sessão, cerca das 09:05, as ações do BCP estiveram a valorizar-se 6,29% para 0,228 euros.

"O presumível impacto positivo que a elevação a 'rating' de investimento nas 'yields' nacionais terá um reflexo igualmente nas ações mais sensíveis às taxas de juro: EDP, a EDP Renováveis, os CTT e a REN. Todavia, o impacto no mercado acionista poderá ser mais amplo pois a decisão da Standard & Poor's [na sexta-feira] confirma a perspetiva positiva que os mercados financeiros têm há bastante tempo sobre a economia nacional", referem hoje os analistas do BPI.

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) tirou Portugal do 'lixo', revendo em alta o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', um primeiro nível de investimento.

Na restante Europa, as principais bolsas estavam em alta, no início de uma semana marcada pela reunião da Reserva federal norte-americana e pelas eleições na Alemanha.

Os mercados começaram uma semana na qual haverá dois importantes acontecimentos, designadamente na quarta-feira a reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) sobre política monetária e no domingo as eleições na Alemanha.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.