Organização Médicos Sem Fronteiras pede ajuda urgente para população 'rohingya' na Birmânia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 18 set (Lusa) -- A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) pediu hoje o "acesso urgente" e "sem entraves", ao estado birmanês de Rakhine, de entidades que prestam ajuda humanitária para auxiliar a população.

O pedido, realizado em comunicado, tem lugar durante as operações militares iniciadas no passado dia 25 de agosto em Rakhine, quando teve início uma nova vaga de violência no estado de Rakhine.

Pelo menos 389 mil 'rohingya' cruzaram a fronteira para o Bangladesh desde 25 de agosto, altura em que a violência escalou após uma ofensiva militar lançada na sequência do ataque, nesse dia, contra três dezenas de postos da polícia efetuado pela rebelião, o Exército de Salvação do Estado Rohingya, que defende os direitos daquela minoria muçulmana.

"Quem está a atravessar a fronteira desde então vive agora em conduções extremamente precárias e tem um acesso muito limitado a cuidados médicos, a água potável (...) e a alimentos", sublinhou a MSF.

A organização não-governamental disse que "centenas de milhares de pessoas ainda estão no norte de Rakhine e não têm qualquer tipo de ajuda humanitária".

Benoit De Gryse, responsável de operações da MSF para a Birmânia, disse que "tudo leva a crer que a Birmânia está a avançar em direção a um novo 'modus operandi', com o qual pretende que a ajuda humanitária esteja sob o controle exclusivo do governo", o que se poderá traduzir em "restrições administrativas e de acesso ainda mais severas do que as atuais".

O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas tem previsto discutir hoje, em Genebra, as violações dos direitos humanos na Birmânia.

FV (PCR/DM) // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.