Quase todo o país sob aviso laranja e amarelo devido à chuva, vento e agitação marítima

| País
Porto Canal

Quase todo o país está hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e granizo, agitação marítima e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA adianta que os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja (entre as 12:00 e as 23:59 de hoje) devido à agitação marítima, com ondas de noroeste de 6 metros, passando depois a partir das 00:00 de sexta-feira e até sábado a aviso amarelo, com ondas de 3,5 a 4,5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro estão também sob aviso amarelo (entre as 09:00 e as 14:59 de hoje) devido à previsão de aguaceiros fortes de granizo e acompanhados de trovoada e por causa do vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros/hora (entre as 12:00 e as 23:59 de hoje).

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Santarém, Castelo Branco e Évora devido à previsão de períodos de chuva passando a aguaceiros por vezes fortes entre as 03:00 e as 14:59 de hoje.

Ainda sob aviso amarelo está o distrito de Faro, por causa de uma prevista agitação marítima e vento forte.

Apenas os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda não têm qualquer aviso.

O aviso laranja pressupõe uma situação de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, implica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade, de norte para sul, a partir do início da manhã, períodos de chuva, por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada até ao início da tarde em especial no litoral norte e centro.

Está também prevista queda de neve acima dos 1500 metros, descendo gradualmente a cota para os 800/1000 metros nas regiões norte e centro, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando forte nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste e tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem de 75 km/h nas regiões do litoral oeste e subida da temperatura mínima.

No arquipélago dos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, chuva fraca para o fim da tarde e vento noroeste bonançoso, rodando para sul e tornando-se fresco a muito fresco com rajadas até 65 km/h.

O IPMA prevê para a Madeira, períodos de céu muito nublado, aguaceiros, a partir da tarde, em especial nas vertentes norte da ilha e vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte para o final do dia.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 15 graus Celsius, no Porto e Braga 13, Évora, Beja, Coimbra e Leiria 14, Faro, Ponta Delgada e Santa Cruza das Flores 17, Angra do Heroísmo 16, Bragança e Guarda 8, Castelo Branco 12 e Funchal 22.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).