Banco de Inglaterra mantém taxas de juro apesar de subida da inflação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 14 set (Lusa) - O Banco de Inglaterra decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas, apesar da inflação ter subido em agosto para 2,9%.

A taxa principal mantém-se em 0,25%, uma decisão aprovada por maioria de sete votos contra dois no comité de política monetária do banco central.

O programa de compra de dívida também não vai registar mudanças, mantendo-se em 435 mil milhões de libras (480 mil milhões de euros), com a instituição a considerar que persistem riscos de desaceleração económica.

O banco central baixou em agosto a sua previsão de crescimento, passando-a de 1,9% para 1,7%, e avisou que a economia continuará penalizada pelos efeitos do 'Brexit', a saída britânica da União Europeia (UE).

A desvalorização da libra após o referendo que ditou a saída da UE, realizado em junho de 2016, tem feito subir a inflação, com as importações mais caras.

O objetivo oficial de inflação do Banco de Inglaterra é de 2%, pelo que existe a possibilidade de uma subida das taxas de juro nos próximos meses, se o aumento dos preços continuar acima do pretendido.

No comunicado divulgado após a reunião, o Banco de Inglaterra explica que a economia britânica continua a ter espaço para o crescimento e que o desemprego se encontra no nível mais baixo em 40 anos, 4,3%.

A instituição diz que se mantém alerta para reagir a um possível impacto das negociações com Bruxelas para o 'Brexit', que devem culminar com a saída do Reino Unido da UE em 20 de março de 2019.

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.