Tempestade tropical Max ganha força ao aproximar-se do estado mexicano de Guerrero

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 14 set (Lusa) -- A tempestade tropical Max, localizada a sul da costa do estado mexicano de Guerrero, no oceano Pacífico, tem vindo a ganhar força, informou na quarta-feira à noite o Serviço Meteorológico Nacional (SNM) do México.

Max, que se formou na quarta-feira no Pacífico, tem causado chuvas intensas a torrenciais, ventos fortes e elevada ondulação em Michoacán, Guerrero e Oaxaca, indicou o SMN no boletim das 22:15 (04:15 em Lisboa).

A tempestade encontra-se a 155 quilómetros a sudeste de Zihuatanejo e a 145 de Acapulco, Guerrero, movendo-se a uma velocidade de seis quilómetros horários em direção a nordeste, com ventos sustentados de 95 quilómetros por hora e rajadas de até 110.

O SMN, que mantém uma zona de vigilância para Guerrero, prevê a ocorrência de chuvas intensas e pontualmente torrenciais (de 150 a 250 milímetros) na costa central de Guerrero, esperando rajadas de vento superiores a 80 quilómetros por hora nesse estado.

Segundo as previsões, a tempestade tropical Max deve tocar terra hoje e pelas 19:00 (01:00 de sexta-feira em Lisboa) deve estar a 65 quilómetros a leste da estância balnear de Acapulco.

Max é o 13.º ciclone tropical da atual temporada de furacões a formar-se em águas do Pacífico.

O último, o Lidia, que atingiu a península da Baixa Califórnia no início do mês, fez sete mortos, provocou inundações e danos em infraestruturas.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.