Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Ligas de Portugal e Espanha celebram acordo de colaboração mútuo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 set (Lusa) -- As Ligas de futebol de Portugal e Espanha celebraram hoje um acordo, a cuja síntese a agência Lusa teve acesso, para a promoção internacional dos dois organismos e colaboração em matéria de controlo financeiro e responsabilidade social.

A Liga espanhola vai assessorar a congénere portuguesa no desenvolvimento de um programa de controlo financeiro, como já sucede em Espanha, "com o objetivo de assegurar maior transparência económica e financeira no futebol português, bem como na gestão dos clubes que o integram".

No acordo estabelecido entre os líderes dos dois organismos, Pedro Proença e Javier Tebas, está prevista a realização de seminários, com vista ao intercâmbio de informação em matéria financeira entre clubes portugueses e espanhóis.

Outros dos pontos relevantes passa pelo reforço da internacionalização das competições profissionais dos dois países, num esforço conjunto que se estende às áreas da direção desportiva, marketing, administração, segurança e combate à fraude desportiva.

"Ambas as instituições trabalharão em matéria de arbitragem profissional, para se manterem em sintonia com a evolução do futebol profissional", numa área em que Portugal foi pioneiro, com a introdução do vídeoárbitro, na época 2017/18.

A nível dos escalões de formação, a Liga portuguesa vai colaborar no torneio infantil organizado anualmente em Espanha, existindo a possibilidade de estabelecer "academias de excelência" da Liga espanhola em território nacional.

A parceria prevê também que o organismo de clubes português seja assessorado pelo espanhol na criação de uma fundação e no desenvolvimento de projetos sociais.

RPC // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

João Rebelo Martins prepara a 'todos o gás' a Panafrica que decorre em Marrocos

Depois de vários anos a competir na pista, João Rebelo Martins está a competir este ano pela primeira vez no todo-o-terreno e vai ter na próxima semana a estreia em provas internacionais.

Fernando Gomes alerta para "sinais de alarme" no futebol português

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) alertou hoje para os "sinais de alarme" decorrentes da "apologia do ódio" e de um "constante tom de crítica em relação à arbitragem", instando à ação dos clubes e Estado.

Jorge Jesus não olha a poupanças a pensar no Barcelona e FC Porto

Lisboa, 22 set (Lusa) - Jorge Jesus disse hoje que não poupará jogadores no encontro da sétima jornada da I Liga de futebol frente ao Moreirense a pensar nos encontros diante de Barcelona e FC Porto, referentes à Liga dos Campeões e campeonato.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...