Consumo de bacalhau cresce 12% este ano e preço médio cai 13%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - O consumo de bacalhau em Portugal aumentou 12% face a 2013, enquanto o preço médio caiu cerca de 13%, segundo dados do Conselho Norueguês da Pesca (Norge).

O consumo de bacalhau salgado seco em Portugal aumentou 14,6%, enquanto as vendas do demolhado/ultracongelado tiveram uma ligeira redução.

"Temos razões para acreditar que os portugueses consideram o bacalhau "real" como o melhor valor para o seu dinheiro, uma vez que este, depois de demolhado aumenta até 35% de peso. No fundo, ao comprar um quilo de bacalhau, o consumidor sabe que está a comprar efetivamente 1.350 kg", justificou o diretor do Norge em Portugal, Christian Nordahl, num comunicado.

O facto de o bacalhau estar mais barato deveu-se, sobretudo, à descida de preços na origem, neste caso na Noruega, já que a recuperação de 'stocks' permitiu aumentar a quota de pesca.

O Norge estima que o bacalhau será servido em 80% dos lares portugueses na noite de Consoada.

Em Portugal as categorias mais consumidas são o corrente, o crescido e o graúdo.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.