Governo francês confia que Paris pode atrair financeiros preocupados com Brexit

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 13 set (Lusa) -- O secretário de Estado adjunto do ministro da Economia francês, Benjamin Griveaux, declarou-se confiante, na terça-feira, em Londres, na capacidade de Paris atrair atores financeiros inquietos com a saída do Reino Unido da União Europeia.

"Vão haver anúncios, mas não me compete a mim fazê-los. Compete aos principais interessados fazê-lo, porque a escolha estratégica é a sua e o calendário é o seu. Nem se trata de pressionar. Creio mesmo que seria contraprodutivo", declarou, durante um encontro com jornalistas.

Griveaux está em Londres, na terça e quarta-feira, para se reunir com instituições financeiras que podem ser tentadas a transferir parte das suas atividades para o continente, considerando aquela saída, o designado 'Brexit', prevista para março de 2019.

As suas declarações ocorrem quando a concorrência é rude entre as grandes capitais financeiras europeias, como Dublin, Frankfurt ou Amesterdão, para além de Paris.

Griveaux exprimiu a sua satisfação com o anúncio feito na segunda-feira pela seguradora norte-americana Chubb, que escolheu Paris para a sua nova sede europeia, e lembrou que já foram anunciadas as transferências para a capital francesa de parte da atividade do banco britânico HSBC e de bancos franceses que estavam implantados no Reino Unido.

O 'Brexit' pretendido pelo governo de Theresa May implica a perda do passaporte financeiro europeu, que permite aos grandes bancos internacionais propor serviços na União Europeia, estando estabelecidos no Reino Unido.

RN.// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.