Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Morreu o bispo do Porto, António Francisco dos Santos

| Norte
Porto Canal com Lusa

O bispo do Porto, António Francisco dos Santos, morreu pelas 09:30 desta segunda-feira, aos 68 anos, vítima de ataque cardíaco, disse à Lusa fonte oficial da Diocese.

De acordo com a mesma fonte, não existem ainda pormenores quanto às cerimónias fúnebres de António Francisco dos Santos, que em 2014 sucedeu a Manuel Clemente, desde 2013 cardeal-patriarca de Lisboa.

 

Nascido a 29 de agosto de 1948, António Francisco dos Santos era bispo de Aveiro quando, em fevereiro de 2014, foi nomeado bispo do Porto pelo papa Francisco.

Francisco dos Santos era natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, Viseu.

António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

Serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, nomeadamente durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração.

António Francisco dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para bispo de Aveiro.

A sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego.

Foi ordenado padre em dezembro de 1972.

+ notícias: Norte

Autoridade de Saúde investiga doença infeciosa que provocou a morte a aluna da Maia

A Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Maia/Valongo está a "proceder à investigação epidemiológica" de uma doença infecciosa que provocou recentemente a morte de uma criança de sete anos, foi hoje anunciado.

Incêndio obriga à evacuação de prédio em Valongo e deixa 45 desalojados

45 pessoas ficaram desalojadas depois de um incêndio num prédio em Valongo. O edifício sofreu alguns danos e não está por enquanto habitável. Na sequência do incêndio houve ainda um morador que teve de ser transportado para o hospital por inalação de fumos.

Polícia espanhola desmantela tráfico de sardinha entre Espanha e Portugal

A Guardia Civil espanhola apreendeu 6 mil e 300 quilos de sardinha na Corunha e que teriam como destino Matosinhos. A apreensão ocorre numa altura em que a captura da espécie está proibida nesta altura do ano.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS