Nuno Cardoso é candidato independente à Câmara do Porto

| Política
Porto Canal

O ex-presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso disse hoje à Lusa que vai avançar como independente à autarquia portuense para "responder a um apelo muito forte" das pessoas que encontrava na rua.

"Não foi fácil, mas sinto uma enorme felicidade e uma grande tranquilidade para encarar este projeto", afirmou Nuno Cardoso, confirmando uma notícia avançada hoje pela TSF.

Em declarações à Lusa, Nuno Cardoso disse que se trata de "um projeto que quer ir às raízes do Porto, às suas géneses, à sua matriz e quer efetivamente ser um projeto dos portuenses. Quer a legitimidade dos portuenses para fazer com eles um projeto de futuro".

O ex-autarca disse ainda que esta é "resolução individual, que conta com o apoio de alguns amigos".

"Estamos no começo, nada foi planeado, nem premeditado, nem é uma obsessão. Senti que era meu dever manifestar esta disponibilidade para servir o Porto e os portuenses", acrescentou.

O ex-autarca disse estar agora empenhado na recolha das seis mil assinaturas necessárias para avançar com a sua candidatura.

Nuno Cardoso presidiu à Câmara do Porto entre 1999 e 2002, quando Fernando Gomes abandonou o cargo para ser ministro da Administração Interna, no último Governo de António Guterres.

Foi convidado pelo PS para ser o candidato do partido à Câmara da Maia, mas não aceitou por ter um projeto para o Porto.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.