Praia fluvial de Vila Verde reaberta a banhos após mais de dois meses de interdição

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Verde, Braga, 06 set (Lusa) -- A interdição a banhos na praia fluvial do Faial, em Prado, Vila Verde, que durava desde 30 de junho, foi hoje levantada, informou à Lusa a Administração Regional de Saúde do Norte.

Na reação, e em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, disse que, com esta decisão, "foi reparado um erro, mas ficam por reparar os avultados prejuízos" provocados pela prolongada interdição.

A praia fluvial do Faial foi interdita a banhos a 30 de junho, depois de análises que indicaram contaminação microbiológica da água com salmonelas.

A autoridade de saúde manteve a interdição até haver evidência analítica de que a qualidade da água não poria em risco a saúde dos utilizadores.

Aquando da interdição da praia do Faial, foi também colocada a bandeira vermelha na praia de Merelim, em Braga, que fica na margem contrária.

Em meados de julho, a Autoridade de Saúde levantou a interdição na praia de Braga, mas manteve a bandeira vermelha no Faial.

Uma decisão contestada pela Câmara de Vila Verde, que entretanto até recorreu a um laboratório particular para efetuar análises à água do Faial, que não terão "acusado" salmonelas.

"O problema teve origem num intercetor na zona de Amares, da responsabilidade das Águas do Norte, e foi resolvido em inícios de agosto, mas incompreensivelmente a interdição da praia do Faial durou praticamente toda a época balnear", criticou António Vilela.

O autarca adiantou que o município tinha mesmo interposto uma providência cautelar para travar a interdição.

VCP // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.