Suspeito de tráfico de droga ferido em Amarante por militar da GNR

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 05 jun (Lusa) - Um suspeito de tráfico de droga foi ferido sem gravidade, terça-feira, em Amarante, por disparo de arma de fogo efetuado por um militar das forças especiais da GNR, confirmou hoje à Lusa fonte policial.

Segundo a fonte, o ferimento num tornozelo não teve gravidade, apesar de o suspeito ter sido conduzido ao hospital de Penafiel, onde foi tratado e teve alta horas depois.

O disparo terá acontecido, ao início da tarde, na sequência de uma troca de tiros entre militares da GNR (Grupo de Intervenções e Operações Especiais) e dois suspeitos de tráfico de droga na região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.

As forças policiais tinham tentado deter os elementos do grupo, em dois momentos distintos, o primeiro em Caíde de Rei, Lousada, cerca das 11:00, e o segundo, em Mancelos, Amarante, cerca das 14:30, onde fora montada uma barreira para impedir a fuga.

Foi nesse momento que ocorreu a troca de tiros.

Os dois suspeitos acabaram por abandonar as viaturas, tentando fugir a pé, mas foram cercados durante várias horas e detidos pelos militares, cerca das 18:00.

Foi então que se constatou o ferimento num dos alegados traficantes, que foi transportado ao hospital pelos Bombeiros de Vila Meã.

A operação permitiu ainda a detenção de mais dois suspeitos que se encontravam em casa.

Os quatro elementos do grupo têm idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos e são residentes em Lousada e Felgueiras.

De acordo com a autoridade policial, este grupo era muito violento, havendo um histórico de agressões e lutas pelo território com outras organizações ligadas ao tráfico de droga.

Foi devido ao caráter violento dos suspeitos que o Destacamento Territorial de Felgueiras da GNR solicitou, nesta operação, o apoio dos militares das forças especiais, que também incluíam elementos do Grupo de Intervenção do Porto.

Nesta operação policial, foram ainda realizadas cinco buscas, quatro das quais domiciliárias em Felgueiras, Amarante e Silves.

Os militares apreenderam cerca de 120 gramas de haxixe, pastilhas de MDMA, 8.500 euros em dinheiro, "algumas gramas de cocaína", um revólver, uma arma branca e dois automóveis, entre outro material alegadamente ligado à atividade criminosa.

Os suspeitos, que se encontram detidos no posto da Lixa da GNR, são presentes, na quinta-feira, no tribunal de Lousada, para primeiro interrogatório.

APM // MSP

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.