Suspeito de tráfico de droga ferido em Amarante por militar da GNR

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 05 jun (Lusa) - Um suspeito de tráfico de droga foi ferido sem gravidade, terça-feira, em Amarante, por disparo de arma de fogo efetuado por um militar das forças especiais da GNR, confirmou hoje à Lusa fonte policial.

Segundo a fonte, o ferimento num tornozelo não teve gravidade, apesar de o suspeito ter sido conduzido ao hospital de Penafiel, onde foi tratado e teve alta horas depois.

O disparo terá acontecido, ao início da tarde, na sequência de uma troca de tiros entre militares da GNR (Grupo de Intervenções e Operações Especiais) e dois suspeitos de tráfico de droga na região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.

As forças policiais tinham tentado deter os elementos do grupo, em dois momentos distintos, o primeiro em Caíde de Rei, Lousada, cerca das 11:00, e o segundo, em Mancelos, Amarante, cerca das 14:30, onde fora montada uma barreira para impedir a fuga.

Foi nesse momento que ocorreu a troca de tiros.

Os dois suspeitos acabaram por abandonar as viaturas, tentando fugir a pé, mas foram cercados durante várias horas e detidos pelos militares, cerca das 18:00.

Foi então que se constatou o ferimento num dos alegados traficantes, que foi transportado ao hospital pelos Bombeiros de Vila Meã.

A operação permitiu ainda a detenção de mais dois suspeitos que se encontravam em casa.

Os quatro elementos do grupo têm idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos e são residentes em Lousada e Felgueiras.

De acordo com a autoridade policial, este grupo era muito violento, havendo um histórico de agressões e lutas pelo território com outras organizações ligadas ao tráfico de droga.

Foi devido ao caráter violento dos suspeitos que o Destacamento Territorial de Felgueiras da GNR solicitou, nesta operação, o apoio dos militares das forças especiais, que também incluíam elementos do Grupo de Intervenção do Porto.

Nesta operação policial, foram ainda realizadas cinco buscas, quatro das quais domiciliárias em Felgueiras, Amarante e Silves.

Os militares apreenderam cerca de 120 gramas de haxixe, pastilhas de MDMA, 8.500 euros em dinheiro, "algumas gramas de cocaína", um revólver, uma arma branca e dois automóveis, entre outro material alegadamente ligado à atividade criminosa.

Os suspeitos, que se encontram detidos no posto da Lixa da GNR, são presentes, na quinta-feira, no tribunal de Lousada, para primeiro interrogatório.

APM // MSP

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.