Secretário de Estado do Mar congratula-se com acordo de pescas "muito positivo"

| Política
Porto Canal / Agências

*** Serviço de vídeo disponível em www.lusa.pt

Bruxelas, 17 dez (Lusa)- O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, considerou hoje em Bruxelas que o acordo sobre as quotas de pesca para 2014 é "muito positivo" para Portugal e prevê um "aumento global" de 7,8%.

"Isto são com certeza boas notícias para todos os pescadores e todos os industriais da fileira do pescado (...) Há um conjunto de quotas individuais que sofre aumentos significativos, como seja a pescada com 15%, a sarda com 13%, o carapau com 10%, o tamboril com 6%, a que se junta também o bacalhau", afirmou o governante aos jornalistas.

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram hoje a acordo sobre os totais admissíveis de capturas (TAC) e quotas para 2014, após negociações invulgarmente rápidas, na qual Portugal esteve representado pela ministra Assunção Cristas.

Pinto de Abreu referiu que depois de um ano de 2013 que foi "muito bom" em termos da quota de bacalhau, com um aumento de 24%, nesta negociação alcançou-se um aumento de "mais 1%" e "poderá haver ainda um benefício superior no futuro".

Questionado sobre as principais perdas para Portugal, o secretário de Estado do Mar referiu o lagostim e a raia: "Perdemos no lagostim, não conseguimos atingir o nosso objetivo, houve uma redução do lagostim de cerca de 10%, perdemos também nas raias cerca de 10%".

"São valores que no total são importantes mas não muito significativos", acrescentou Pinto de Abreu.

ATF/ACC// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.