Câmara do Porto já pagou "intregralmente" o parque da cidade - Rui Rio

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 jun (Lusa) -- A Câmara do Porto pagou segunda-feira "integralmente" o Parque da Cidade às empresas detentoras dos terrenos no valor de 24,5 milhões de euros, saldando assim o acordo extrajudicial de 2009, anunciou hoje o presidente da autarquia.

"Desde segunda-feira que o parque da cidade está integralmente pago", afirmou hoje em conferência de imprensa Rui Rio, segundo o qual a autarquia desembolsou 24,5 milhões de euros para saldar a dívida às empresas detentoras dos terrenos do Parque da Cidade, pondo assim fim a um processo que remonta a 1996.

Em abril, a câmara do Porto decidiu prorrogar "por dois anos" os contratos promessa com que devia saldar o acordo extrajudicial de 2009, através dos quais contava pagar às empresas que tinham terrenos no Parque da Cidade e que o executivo liderado por Rio expropriou, inviabilizando que se construísse neles.

Esses contratos prendiam-se com terrenos situados junto à futura Avenida D. Pedro IV (antiga Via Nun' Álvares), que deviam ter sido acionados para fazer o pagamento, e foram "objeto de prorrogação por mais dois anos", informa o Relatório de Prestação de Contas de 2012 da autarquia.

No seguimento de uma decisão do Tribunal da Relação do Porto, a autarquia procedeu ao pagamento do acordo extrajudicial que serviu "para resgatar o contrato promessa que havia" e com o qual a câmara teria de "pagar o parque com terrenos", explicou hoje Rui Rio.

Segundo Rio, "nos últimos 10 anos" a câmara afetou 31,4 milhões de euros do seu orçamento para o pagamento do Parque da Cidade.

LIL/(AYM/ACG) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.