PS de Vila Verde denuncia ao MP fiscalização "ilegal" do estacionamento

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 17 dez (Lusa) -- Os vereadores do PS na Câmara de Vila Verde anunciaram hoje que vão apresentar uma queixa no Ministério Público (MP) por causa da fiscalização alegadamente "ilegal" do estacionamento à superfície feita por uma empresa privada.

Em comunicado, o PS explica que em causa está a atuação de funcionários da Sociparque, empresa concessionária dos parques de estacionamento subterrâneo de Vila Verde e que recebe ainda 70% das receitas dos parcómetros que regulam o estacionamento à superfície.

Segundo o PS, os "vigilantes" daquela empresa começaram agora a deixar uma "intimação para pagamento" nas viaturas estacionadas à superfície em lugares com parcómetros, mas sem o respetivo pagamento em dia.

Os automobilistas em incumprimento são notificados para o pagamento, nos escritórios da Sociparque, de 6,80 euros, sob a "ameaça" de, se não pagar, o processo ser "encaminhado para os tribunais".

Os vereadores do PS dizem que aquelas sanções "só poderem ser levantadas" por fiscais do Município de Vila Verde, devidamente autorizados.

Acrescentam que a empresa está atuar "com a conivência" da Câmara mas que, por não ter "qualquer competência legal" para o fazer, o caso "pode configurar-se como crime".

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara, António Vilela (PSD), admitiu que, de acordo com o contrato de concessão do estacionamento, a fiscalização dos parcómetros ficou confiada ao Município.

"Mas a empresa alega que também tem competência para fazer essa fiscalização e, neste momento, está a fazê-la por iniciativa própria. Estamos a estudar o assunto para aferir da legalidade ou não dessa atuação, sendo certo também que está a ser equacionada a entrega da fiscalização à Sociparque", acrescentou.

António Vilela disse ainda que a queixa que o PS vai interpor no MP "até será importante para clarificar a situação, do ponto de vista legal".

A Lusa contactou também a Sociparque, mas ainda nenhum responsável se manifestou disponível para se pronunciar sobre o assunto.

A Sociparque investiu 3,5 milhões de euros na construção dos parques de estacionamento subterrâneo de Vila Verde, ficando com a respetiva concessão por 50 anos.

Paralelamente, ficou com direito a 70% das verbas resultantes do estacionamento nos 683 lugares à superfície controlados por parcómetros.

A empresa já se queixou que a Câmara não está a fazer a devida fiscalização desses lugares, o que se traduzirá num prejuízo de 1,6 milhões de euros por ano.

A Câmara alega que a fiscalização "é a possível", sublinhando ser "humanamente impossível estar em todo o lado ao mesmo tempo", pelo que "há e continuará sempre a haver quem estacione e não pague".

"A fiscalização foi confiada ao Município por interesse da própria empresa, mas estamos abertos para transferir essa competência para a Sociparque", referiu António Vilela.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.