Espanha: Grupo 'jihadista' Estado Islâmico reivindica atentado de Cambrils

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 19 ago (Lusa) -- O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje o ataque mortífero ocorrido sexta-feira na estância balnear de Cambrils, Espanha, onde um veículo subiu o passeio da marginal atropelando transeuntes antes de embater numa viatura policial.

O EI, que já tinha reivindicado o atentado perpetrado no dia anterior em Barcelona, que fez 13 mortos e 120 feridos, precisou que "dois esquadrões de 'jihadistas'" levaram a cabo os dois ataques que tinham como alvos "concentrações de cruzados", segundo o comunicado divulgado pela sua agência de propaganda, a Amaq.

Na madrugada de sexta-feira, um Audi A3 avançou sobre as pessoas que passeavam na marginal de Cambrils, matando uma e ferindo 15, antes de embater numa viatura dos Mossos d'Esquadra, a polícia catalã.

Seguiu-se um tiroteio, em que os cinco ocupantes do Audi, munidos de falsos coletes de explosivos, um machado e facas, foram mortos.

ANC // PEC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.