EDP Renováveis acerta 'project finance' para parque eólico na Polónia

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 dez (Lusa) -- A EDP Renováveis anunciou hoje que fez uma estrutura contratual de 'project finance' com o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) para um parque eólico na Polónia, com uma capacidade de 80 Megawatt (MW).

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis avança que a dívida de longo prazo contratada totaliza 301 milhões zlotys (72 milhões de euros), acrescentando que é "expectável" que o encaixe desta operação aconteça no início do próximo ano.

O 'project finance' é uma modalidade de estruturação financeira de projetos, utilizada para o desenvolvimento de grandes investimentos de infraestruturas, onde o fluxo de caixa gerado pelo projeto é a principal fonte de pagamento do serviço.

Neste projeto, refere a empresa, "a estratégia de financiamento da EDP Renováveis baseia-se na contratação de dívida de longo prazo em moeda local a preços competitivos, com o objetivo de minimizar os riscos de refinanciamento e de reduzir os riscos de variações cambiais".

Esta é a quinta estrutura contratual de 'project finance' da EDP Renováveis na Europa de Leste, num total de 445 milhões de euros.

Os títulos da EDP Renováveis fecharam hoje a cair 1,14% para 3,81 euros na bolsa de Lisboa.

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de desemprego com queda homóloga para 6,8% no 1.º trimestre

A taxa de desemprego fixou-se em 6,8% no primeiro trimestre, 0,4 pontos percentuais abaixo da do mesmo trimestre do ano passado, mas 0,2 pontos acima da do trimestre anterior, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.